SMData

A melhor performance para seus dados

  • Home >
  • Surfe na onda da Transformação Digital. Melhore a experiência do cliente e aumente seus lucros.

Surfe na onda da Transformação Digital. Melhore a experiência do cliente e aumente seus lucros.


Durante os nossos 23 anos de experiência identificamos alguns dos principais motivos pelos quais muitas empresas têm dificuldades em fazer o uso adequado dos seus dados e alavancar os resultados.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Segundo pesquisa da Forrester “Empresas que aproveitam as percepções de toda a organização e as implementam para criar vantagem competitiva estão crescendo a uma média de mais de 30% ao ano”.

Consumidores estão cada vez mais conectados, sem paciência, esperam resolver tudo em um clique e para atender às expectativas, as empresas precisam lançar ou ampliar as possibilidades virtuais para dar conhecimento dos serviços ou produtos pelos clientes e realizar o fechamento de negócio no ambiente digital e o dado é o insumo principal para o sucesso da estratégia de digitalização.

A principal dificuldade da Transformação Digital é a construção da visão única do cliente 360° consolidando os dados mais estratégicos do negócio e disponibilizando-os aos diferentes consumidores internos e aos serviços da empresa e clientes.

Com a Lei Geral de Proteção de Dados a empresa deverá dar condições para que os titulares dos dados, acessem e alterarem o seu próprio dado.

Por que as empresas têm dificuldade de integrar seus dados?

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

É comum, com o crescimento do negócio, empresas adquirem diferentes sistemas, ampliando a quantidade e os diferentes tipos de dados, criando ilhas de dados isoladas com visões distintas e departamentais.

Integrar os sistemas de diferentes tecnologias e dados contendo diferentes padrões com redundância armazenados nos inúmeros silos é outro desafio.

Sem falar nas planilhas em excel contendo dados de clientes que cada departamento mantém e nas constantes contaminações decorrentes de dados introduzidos ou manipulados nos sistemas de forma incorreta, inconsistente, despadronizados, duplicados, faltantes e até com palavras impróprias, levando os profissionais da área terem retrabalhos, resultando em altos custos, ineficiência operacionais e baixa rentabilidade.

As áreas que consomem as informações acabam recebendo dados diferentes umas das outras, por falta de padronização na origem dos dados.

Segundo pesquisa Forbes, Cientistas de Dados gastam em média 60% do seu tempo limpando e organizando dados. Passam a maior parte do tempo tratando, em vez de realizar a mineração ou modelagem de dados.

Em um ano os seus dados estarão desatualizados em 24%. Um número assustador! Considerando que os dados degradam 2% ao mês porque os clientes vêm a óbito, se divorciam, se casam e/ou mudam de endereço.

Principais dores que os clientes nos relatam

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Por falta de uma visão única de clientes 360° e dados de qualidade, os executivos sofrem de ansiedade, sofrem por retrabalho, por esperar relatórios e indicadores, e pela preocupação de estarem tomando decisões equivocadas e até tardias, a partir de informações imprecisas e parciais. Isso gera nas equipes a síndrome do “não sei se” como:

  • Não sei se os números que tenho estão corretos. Participo de reuniões em que cada departamento tem um número distinto sobre a mesma informação;
  • Não sei se estou acompanhando corretamente o comportamento dos meus clientes, dos meus produtos e das minhas vendas;
  • Não sei se vou bater meta ou não;
  • Não sei se estou tomando a decisão correta;
  • Não sei se confio na qualidade dos meus indicadores.

Como resolver as dores

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Para se tirar o máximo de proveito dos dados as empresas precisam conhecê-los, documentá-los, garantir a qualidade adequando-os para o uso, com valores corretos, possibilitar que transitem em perfeita harmonia e de forma segura pela organização e disponibilizá-los de acordo com a necessidade de cada área e equipe.

Tudo pode ser resolvido facilmente com a organização e qualidade dos dados, implantando a visão única do cliente 360° e na disponibilização de informações íntegras e confiáveis para que as equipes tenham acesso às informações e condições de resolver questões importantes de negócio e claro gerar vantagem competitiva e lucratividade a empresa.

Caso real

Para contextualizar os benefícios e motivá-los a tornar a empresa Data Driven apresentamos um dos nossos cases de negócio:

Cenário:

Cliente necessitava organizar sua gestão de cliente, disponibilizar para a equipe uma ferramenta que possibilitasse uma melhor gestão do relacionamento, melhor experiência de atendimento, analisar e rentabilizar o negócio oferecendo novos serviços e fidelizar os clientes.

O cliente tentou realizar o projeto internamente com a sua equipe de TI. Após um período desistiu por não dispor de metodologia e ferramentas apropriadas e decidiu por contratar a SMDATA.

Desafio:

Unificar a partir de 83 fontes de dados distintas, para implementar um sistema de CRM. As informações estavam dispersas em diversos sistemas e planilhas, com dados duplicados e inconsistentes.

Solução:

Após o entendimento do desafio, a equipe da SMDATA realizou um processo de Data Quality (higienização, validação, correção, atualização e padronização). Em seguida deduplicamos os dados para criar o Golden Record e criar a visão única do cliente 360°, unificando todas as 83 origens de dados para disponibilizando-os ao CRM.

Resultado:

Controle e proteção dos dados de clientes, melhor gestão de relacionamento e rentabilização das campanhas de marketing, eventos e comercial. Aumento nas vendas e fidelização dos clientes.

No próximo artigo vou escrever sobre como sair na frente no pós crise com a estratégia Data Driven.

Como posso ajudar a sua empresa?

Meu nome é Arthur Guitarrari, Sócio Diretor da SMDATA. Compartilho dicas e insights que ajudam empresas na gestão e qualidade de dados e inteligência analítica.

A nossa missão é apoiar as empresas a se tornarem mais eficientes e evoluírem continuamente na transformação digital, por meio de uma gestão com excelência do seu principal ativo, que são os dados, informações e na tomada de decisões com agilidade e inteligência analítica.