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Durante os nossos 25 anos de experiência, identificamos alguns dos principais motivos pelos quais muitas empresas têm dificuldades em fazer o uso adequado dos seus dados e alavancar os resultados.
Segundo pesquisa da Forrester ,“Empresas que aproveitam as percepções de toda a organização e as implementam para criar vantagem competitiva estão crescendo a uma média de mais de 30% ao ano”.
Os consumidores estão cada vez mais conectados, sem paciência, esperando resolver tudo em um clique. Para atender a essas expectativas, as empresas precisam lançar ou ampliar as possibilidades virtuais para dar conhecimento dos serviços ou produtos pelos clientes e, assim, realizar o fechamento de negócio no ambiente digital. Nesse cenário, dados são o insumo principal para o sucesso da estratégia de digitalização.
A principal dificuldade da Transformação Digital está na construção da visão única do cliente 360°, consolidando os dados mais estratégicos do negócio e disponibilizando-os aos diferentes consumidores internos e aos serviços da empresa e clientes.
Com a Lei Geral de Proteção de Dados, a empresa deverá dar condições para que os titulares dos dados acessem e alterem os seus próprios dados.
É comum que, com o crescimento do negócio, empresas adquiram diferentes sistemas, ampliando a quantidade e os diferentes tipos de dados, criando ilhas de dados isoladas com visões distintas e departamentais.
Outro desafio para elas está em integrar os sistemas de diferentes tecnologias e dados contendo diferentes padrões com redundância armazenados nos inúmeros silos. Isso sem falar nas planilhas de Excel contendo dados de clientes de cada departamento e nas constantes contaminações decorrentes de dados introduzidos ou manipulados nos sistemas de forma incorreta, inconsistente, despadronizados, duplicados, faltantes e até com palavras impróprias, levando os profissionais da área a terem retrabalhos, resultando em altos custos, ineficiência operacional e baixa rentabilidade.
As áreas que consomem as informações acabam recebendo dados diferentes umas das outras por falta de padronização na origem dos dados.
Segundo pesquisa Forbes, “Cientistas de Dados gastam em média 60% do seu tempo limpando e organizando dados. Passam a maior parte do tempo tratando, em vez de realizar a mineração ou modelagem de dados.”
Em um ano, os seus dados estarão desatualizados em 24%. Sim, um número assustador, considerando que os dados degradam 2% ao mês, já que clientes vêm a óbito, se divorciam, se casam e/ou mudam de endereço.
Por falta de uma visão única de clientes 360° e dados de qualidade, os executivos sofrem de ansiedade, por retrabalho, por esperar relatórios, indicadores e pela preocupação de estarem tomando decisões equivocadas e até tardias a partir de informações imprecisas e parciais. Isso gera nas equipes a síndrome do “não sei se“, como:
Para tirar o máximo de proveito dos dados, as empresas precisam conhecer, documentar e garantir a sua qualidade, adequando-os para o uso com valores corretos, possibilitando que eles transitem em perfeita harmonia e de forma segura pela organização, disponibilizando-os de acordo com a necessidade de cada área e equipe.
Tudo pode ser resolvido facilmente com a organização e qualidade dos dados, implantando a visão única do cliente 360° e disponibilizando informações íntegras e confiáveis, para que as equipes tenham acesso a essas informações e, assim, ter condições de resolver questões importantes de negócio, gerando vantagem competitiva e lucratividade.
Para contextualizar os benefícios e te motivar a tornar a sua empresa Data-Driven, apresentamos um dos nossos cases de negócio:
Cenário:
Cliente necessitava organizar sua gestão de cliente, disponibilizando para a equipe uma ferramenta que possibilitasse uma melhor gestão do relacionamento, melhor experiência de atendimento, análise e rentabilidade do negócio ao oferecer novos serviços e fidelizar os clientes.
O cliente tentou realizar o projeto internamente com a sua equipe de T.I. Após um período, não dispondo de metodologia e ferramentas apropriadas, decidiu contratar a SMData.
Desafio para a SMData:
A partir de 83 fontes de dados distintas, unificar os dados para implementar um sistema de CRM. As informações estavam dispersas em diversos sistemas e planilhas, com dados duplicados e inconsistentes.
Solução:
Após o entendimento do desafio, a equipe da SMData realizou um processo de Data Quality (higienização, validação, correção, atualização e padronização). Em seguida, deduplicou os dados para criar o Golden Record e criar a visão única do cliente 360°, unificando todas as 83 origens de dados e disponibilizando-os ao CRM.
Resultado:
Controle e proteção dos dados de clientes, melhor gestão de relacionamento, rentabilização das campanhas de marketing, eventos e comercial, aumento nas vendas e fidelização dos clientes.
No próximo artigo, falarei sobre como sair à frente no pós-crise com a estratégia Data-Driven.
Meu nome é Arthur Guitarrari, sou Sócio-Diretor da SMDATA e compartilho dicas e insights que ajudam empresas na gestão e qualidade de dados e inteligência analítica.
A nossa missão na SMData é apoiar as empresas a se tornarem mais eficientes e evoluírem continuamente na transformação digital por meio de uma gestão com excelência do seu principal ativo, que são os dados e informações, e na tomada de decisões com agilidade e inteligência analítica.