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Quem nunca comprou fiado, que atire a primeira pedra. Era uma tal de mercearia, mercadinho ou outro nome singelo.
Apelidávamos o dono de “Seu”, “Tio”, “Amigão”, ou outro pronome de caráter intimista.
Em contrapartida, volta e meia pendurávamos a conta, levávamos mais do que tínhamos de recursos, e estava tudo bem. Sempre acertávamos, sempre ganhávamos desconto ou um mimo, afinal estávamos sempre lá.
Essa proximidade que experimentei quando criança, com o seu com o “Seu Zé”, do mercadinho perto da minha casa, que me fez crescer e ver o quanto isso é essencial dentro da estratégia corporativa.
Porém, quando olhamos para empresas, enormes quantidades de produtos, fluxo insano de pessoas, de passantes a clientes, centenas e milhares de funcionários e outras características do mercado, fica a pergunta: é possível uma marca ter proximidade nos tempos hoje, tal qual o Seu Zé com seu mercadinho e seus clientes do bairro?
Muitos creem que isso é utopia, nós, preferimos acreditar que sim, é possível, desde que se tenha absoluto controle do fluxo informacional do seu ativo mais precioso: os dados dos clientes.
O vender com recompensa virou bônus, cashback, programa de pontos.
Os mimos são resgates de programas de fidelidade. O pagar depois virou aceitação de cartões de crédito, vales presentes, parcelamento sem juro.
O aceitar vale-refeição ainda existe, e expandiu, agora aceita-se até pix.
Relacionamento próximo ao cliente sempre existiu, só não existia muita coisa relacionada a dados.
O Seu Zé sabia ali mais ou menos onde você morava e seu nome, não muito mais do que isso.
Hoje, junto ao relacionar-se, surgiu uma palavra nova e decisiva com conceito revolucionário para o marketing há pouco mais de duas décadas: GESTÃO.
A gestão dos dados ajuda a empresa a ter mais informações dos seus clientes e com base nessa análise junto ao comportamento de interação tanto nos ambientes digitais quanto nos ambientes físicos identificar padrões para alavancar oportunidades e amenizar prejuízos.
Então como orquestrar tudo isso, linkar essa infinidade de dados e ainda sim ser próximo do meu cliente? Sem gestão dessa relação, nada é possível.
A SMData há mais de 25 anos desenvolve e viabiliza a implementação de CRM e Gestão de Dados para que sua empresa foque esforços no relacionamento com os clientes e use todos os dados necessários para tomar as melhores decisões.
Os dados orquestrados, entram em sintonia e nos oferecem tudo que precisamos para adquirir novos clientes, identificar oportunidades de rentabilização, identificar os melhores clientes, não gastar tanto tempo com aqueles que não ligam muito para a marca, fidelizar aqueles que são extremamente importantes e avaliar aqueles que estão descontentes.
O CRM (Customer Relationship Management) é essencial para todas as emrpesas que desejam atingir altos níveis de produtividade mas apenas o CRM sem apoio de estruturas de dados não faz milagre. É preciso ter um ecossistema personalizado de gestão de dados e crm para identificar as oportunidades da sua empresa e do seu setor.
Não é utopia, é competência ligada a estratégia com foco no cliente. Faça surgir essa relação próxima entre sua marca e seus clientes, como o Seu Zé fazia.
A gestão de dados e o relacionamento com os clientes deve ser utilizado para gerar novas oportunidades.