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Mesmo nos primórdios da comercialização nos tempos de troca de mercadorias, ter informações sobre os produtos negociados, sobre os negociadores e é claro, sobre os clientes, fazia diferença para tomar decisões com sucesso.
Os tempos passaram, o processo de comercialização saiu da troca para a compra, ganhou escalabilidade e além disso alcançou patamares globais.
Essa crescente mercadológica vem sempre conectada a crescente tecnológica como parte do processo de criação, evolução, e sustentação da indústria e comércio atual.
Da mesma forma transacionados milhões de produtos por dia, bilhões de dados são gerados e dissipados por todo ecossistema, dentro das empresas e no universo online.
Diante disso, algo que percebemos em pleno 2022 é a dificuldade que a maioria das empresas tem de dominar esse fluxo de dados, transformando em informações úteis para evolução do próprio negócio.
Alguns podem dizer “Dificuldade! Por outro lado, temos algumas empresas que estão indo muito bem ao fazer a gestão de suas informações e dispor de inteligência de dados”.
Segundo estudo desenvolvido pela universidade de Harvard, apenas 24% das empresas assumem que conseguem, de fato, operar em uma realidade baseada em dados e trazer resultados palpáveis.
Entretanto, praticamente 100% das empresas afirmam terem projetos ou iniciativas voltadas a dados e mais de 65% têm até a figura de Head of Data (Líder da frente de dados).
Muitas vezes as empresas não têm sequer noção de onde podem checar se utilizarem os dados de maneira correta.
Os líderes veem como algo intangível ou muito longínquo quando abordados temas de otimização de operação, novos negócios, fidelização de clientes, entre outros ganhos revelados com o business intelligence.
Um mal piloto pode causar acidentes, machucar os passageiros ou pior, não chegar no destino proposto no início da viagem.
Isso se dá também em muitos projetos que observamos onde há, muitas vezes descaradamente, problemas sérios no planejamento, execução, gestão, métricas e até de softwares do projeto de dados.
Com isso, vai embora a credibilidade, a segurança da informação e inteligência de negócios.
Mesmo com um bom projeto em mãos, ter bons profissionais, quer sejam técnicos ou estratégicos, faz toda diferença.
Um bom profissional tem experiência, sabe os caminhos, sabe como acertar e como fugir dos erros.
Ele te passa confiança e te ajuda a otimizar ao máximo seu projeto em tudo, seja em custos ou tempo.
Dá mesma forma em que construir um banco de dados, tratá-lo, estudá-lo e por fim gerar conhecimento é consideravelmente complicado, todo o processo de gestão também é, pois, envolve pessoas, cultura organização, sistemas, regras e procedimentos e inúmeros investimentos.
Ter profissionais e expertise para gerenciar todo esse ecossistema não é simples, é por isso que nós, da SMData, podemos te ajudar.
Entre em contato e saiba como e entre para o grupo de empresas que obtém resultados reais em seus projetos de dados!