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“Não se faz gestão sem números”. Esta frase é um tanto óbvia e você já deve ter falado ou ouvido diversas vezes. Pois bem, se já sabemos disso há tempos, por que é tão difícil gerar KPIs confiáveis?
Você já precisou consolidar diversas planilhas em Excel, extrair dados de sistemas legados, padronizar e normalizar os diversos dados para conseguir fazer um “procv” para, no final, gerar uma outra planilha Excel com gráficos e alguns KPIs?
E será que, ao gerar estes KPIs, percebeu minutos antes de sua apresentação com a alta diretoria que algum Excel ou sistema foi esquecido ou não foi trabalhado corretamente?
Se você foi audacioso e apresentou estes KPIs, quem será o responsável por estes números apresentados? Qual o risco de apresentar estes números e a empresa tomar decisões distorcidas ou mesmo equivocadas?
O responsável será você, que teve a iniciativa de consolidar estes dados e gerar “números para fazer a gestão”? Será dos donos dos sistemas e/ou planilhas que não possuem os dados normalizados? Aliás, existe um dono? Ou será responsável o gerente da área que utiliza estes sistemas/planilhas? Pior: será daquele atendente que cadastra os dados e “faz o que pode” com o sistema que tem?
Nos meus anos de experiência, já vi casos de empresas processadas porque o atendente alterou o nome da pessoa, colocando palavras de baixo calão no meio do nome, já presenciei reuniões em que diretores de área afirmavam que todos os dados estavam corretos e, após um processo da Data Quality, evidenciamos que apenas 40% da base era válida. Já vi empresas gastarem pequenas fortunas em atualização de bases de dados, sendo que em sua própria empresa, nos departamentos adjacentes, já coletavam estes dados. Infelizmente, já presenciei uma extraordinária gerente de BI se demitir em uma reunião de comitê executivo, pois seus dashboards continham dados não confiáveis e seu trabalho foi questionado. A culpa era do dashboard de BI?
Enfim, não vejo como uma empresa pode sobreviver a médio/longo prazo caso não adote uma postura de Data-Driven, ou seja, de ser de fato orientada a dados. Para isso, algumas mudanças são necessárias. Entre elas, as 10 principais são:
1 – Entenda todos os canais de coleta (sistemas legados, planilhas, e-mails, WhatsApp, mídias sociais etc.);
2- Catalogue seus dados, entenda quais dados são coletados por cada um dos canais de coleta;
3- Entenda quais departamentos utilizam os dados e o motivo pelo uso do dado;
4- Tipografe os dados, entenda se são pessoais ou sensíveis, se possuem informação de menores de idade – temos uma regulamentação que entrará em vigor em poucos meses, a tão temida, esperada e questionada LGPD;
5- Faça um macrofluxo da jornada do dado – desde a sua coleta até seu fim, entenda se compartilha com algum parceiro ou fornecedor;
6- Tenha um processo maduro de Data Quality, saiba se os telefones, e-mails e endereços são realmente válidos, corrija nomes que possuam palavras de baixo calão, deixe tudo normalizado (caixa alta ou caixa baixa, nomes abreviados ou não etc.);
7-Faça a taxonomia de seus dicionários de dados;
8-Centralize estes dados em uma base de dados única (Data Lake, MDM, Data Staging etc.) e reduza os silos de dados.
9-Tenha uma gestão de acesso aos dados apenas a quem realmente precisa e, mais importante, audite;
10- Acabe com o passivo de dados – desconsidere dados não utilizados ou coletados sem uma finalidade ou base legal (LGPD).
Depois de tudo isso, aí sim crie KPIs. Faça uma gestão voltada a dados, tenha números a apresentar. Existem algumas soluções de Data Quality e criação de VUC (Visão Única) no mercado, todas com suas particularidades, com seus pontos fracos e pontos fortes. Há pouco mais de 12 anos, meu foco está em gestão e governança de dados e, devido a esta experiência e vivência, contribui na criação de uma plataforma de centralização de dados, higienização (Data Quality), geração de visão única do cliente e data visualization. Se quiser falar um pouco mais a respeito e conhecer nossa plataforma “Data Orquestrador”, me chame para um café, que falaremos deste mundo encantado dos dados! Arthur Guitarrari – [email protected] – 11 99604-8508