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Empresas data-driven: principais desafios e como superá-los


Empresas de sucesso no mundo atual precisam ser data-driven e customer centric. Lemos e escutamos isso o tempo todo, mas, afinal, o que isso quer dizer e como isso acontece no dia a dia do seu negócio?

Apostamos que você, sendo pouco ou muito ligado em tecnologia, tem acesso a uma infinidade de informações diariamente em sua rotina profissional, desde relatórios, e-mails, mensagens de celular, planilhas e/ou bases de dados de clientes, produtos, serviços e até mesmo informações de redes sociais.

O desafio frente a tanta informação é como lidamos com tudo isso e mais, como gerenciamos e transformamos esse montante de dados em informações, utilizando-os para melhoria da eficiência operacional da empresa, gerando novos conhecimentos e insights valiosos de onde podem surgir novos negócios e incremento de receita.

Infelizmente, ainda encontramos muitos problemas nesse processo que chamamos de “transformação para uma cultura data-driven”. Data-driven é o formato utilizado por diversas empresas orientadas por dados, criando assim uma base sólida para tomar decisões, ao invés de partir de suposições. São empresas como, por exemplo, Airbnb, Uber, iFood, Mercado Livre, entre tantas outras. E esta – a orientação por dados – pode ser a peça que faltava para sua empresa superar desafios e tomar decisões com segurança.

Sabemos que, diariamente, milhares de clientes compram em lojas físicas, em canais de vendas digitais como apps, e-commerce, televendas, entre outros, gerando dados e informações relevantes às empresas.

As interações entre “cliente – empresa”, “empresa – cliente”, “empresa – fornecedor” e “empresa – colaborador” geram uma infinidade de dados e informações às empresas, inclusive para as mídias sociais.

A capacidade de coletar, armazenar e analisar essas informações, extraindo delas o maior volume de conhecimento e riqueza na velocidade que o mercado e o negócio demandam é o que fará diferença no crescimento e na sobrevivência de muitas empresas.

De acordo com a experiência adquirida em mais de 20 anos de mercado e nos inúmeros projetos em que atuamos aqui na SMDATA, identificamos os principais problemas que ocorrem antes mesmo do processo de transformação data-driven ser iniciado:

Falhas humanas e sistêmicas

As falhas humanas podem ser um entrave para uma empresa que pretende se basear em dados. Erros de digitação, como, por exemplo: nome: Mª AMÉLIA, CYZ, teste, e-mail: [email protected], telefone: (00) 99999-9999 ou cidade: São Paulo / Sao Paulo (sem acento) podem dificultar a análise correta dos seus dados. Além disso, importar dados de um sistema para outro pode gerar falhas nos mesmos e levar a empresa a tomadas de decisão equivocadas.

O uso de soluções de APIs e/ou software para tratamento de dados, como o Data Orquestrador 360°, ajuda empresas a evitar esse tipo de situação, identificando e corrigindo esses erros nos seus dados e sistemas.

Ineficiência operacional e sistêmica

Se dados errados podem complicar a vida de uma empresa que tenta passar por uma transformação data-driven, repositórios com dados incompletos, inconsistentes, em branco e/ou duplicados irão aumentar os custos desse armazenamento de dados, além de diminuir a eficiência das consultas aos dados, geração de relatórios e decisões ineficientes.

Silos de dados, diferentes tecnologias e processos

Existem áreas da sua empresa que geram volumes de dados que não são utilizados por outras áreas?

É comum que cada departamento de uma empresa utilize um software específico e tenha diferentes processos de gerenciar suas demandas diárias e, por conta dessas tecnologias de diferentes fornecedores, não sejam permitidas integrações fáceis e conexões entre outros sistemas e silos de dados. Então, esses dados acabam não sendo compartilhados com outras áreas, que poderiam utilizá-los para enriquecer sua visão sobre informações de clientes, produtos e/ou serviços. Evite custos desnecessários de enriquecimento de dados (pois a informação já está na empresa, só que em outra área) e apoie as tomadas de decisões de forma mais eficiente.

Para uma transformação data-driven é fundamental que toda a empresa tenha acesso fácil e prático aos dados para desenvolver uma inteligência de dados consistente.

O ideal é que a empresa tenha um repositório único, ou seja, uma visão única, consolidada (como mostra a figura abaixo), onde os dados possam ser centralizados e estejam disponíveis a todos na empresa, contendo informações íntegras, confiáveis e sem duplicidade, facilitando:

  • Acesso aos dados pelos diferentes departamentos ou áreas da empresa;
  • Implementação de novos projetos, novos softwares e novos canais de atendimento;
  • Gestão do consentimento da privacidade do cliente;
  • Crescimento de forma organizada e sustentável.

 Visão única do cliente (dados da empresa de diferentes silos, consolidados em um único repositório)

Ausência de KPIs e de gestão de dados

Os KPIs (Key Performance Indicators) são os indicadores que irão nortear se o uso de dados está no seu potencial máximo, além de tornar a gestão de dados mais precisa. Não ter indicadores de performance pode levar empresas a tomadas de decisão tardias e equivocadas, perda de oportunidades, aumento de custos e perda de market share (participação de mercado/receita).

Pense nos indicadores de performance como ponteiros do painel do seu carro, onde você tem todas as informações necessárias para guiá-lo da melhor forma. A análise de dados por meio de KPIs coopera para o planejamento estratégico da sua empresa da mesma forma.

Necessidade de ampliar a inteligência analítica da empresa

A inteligência analítica tem a capacidade de permitir que empresas analisem dados, respondam a perguntas estratégicas, disponham de melhores controles para obter uma melhor eficiência operacional, gerando novas oportunidades de negócios. Estes são alguns dos objetivos das empresas que procuram por uma transformação data-driven. Entretanto, a situação atual de muitas empresas é de nenhuma ou pouca amplitude e muito esforço no manuseio e análise de dados, ou seja, elas contam com capacidade de análise limitada/restrita, como demonstra o gráfico abaixo:

As empresas precisam mudar esse cenário para se tornarem vencedoras. Afinal,segundo William Edwards Deming, “você não gerencia o que você não mede, você não mede o que você não define, você não define o que você não entende e não há sucesso no que você não gerencia”.

Um dos principais desafios para as empresas é contar com profissionais especializados, treinados e capacitados em data-driven. Essa é a melhor maneira de permitir que sua empresa tenha acesso a insights valiosos sobre seu negócio, como:

1.  Melhorar a eficiência, o controle e a gestão da empresa;

2.  Ampliar a inteligência da empresa, transformando insights em

vantagens competitivas, se comparada com concorrentes que não fazem uso

adequado dos dados;

3.    Melhorar a performance e os resultados da empresa;

4.    Responder a perguntas estratégicas, como, por exemplo:

  •  Qual produto ou serviço gerou maior receita com menor esforço da empresa no último semestre?
  • Qual a média de leads que se transformaram em clientes em 1 ano?
  • Qual a porcentagem de clientes que regularmente atrasam os pagamentos?
  • Quais canais (site, blog, redes sociais, etc) geram maior número de leads/clientes?
  • Quantos dias uma pessoa leva para decidir comprar da sua empresa?
  • Quem são os clientes mais valiosos para o seu negócio?
  • Qual a taxa de recompra?
  • Qual o ROAS (retorno sobre o investimento em publicidade) da sua empresa?

Tudo isso sem perder tempo com os processos manuais, qualidade de dados e manuseio de planilhas, entre outras atividades operacionais. 

A transformação data-driven é um passo inevitável para as empresas que querem crescer, melhorar sua eficiência operacional, melhorar sua performance e perpetuar o seu negócio.

Benefícios em se tornar uma empresa data-driven:

  • Ajuda a conhecer melhor o seu negócio;
  • Acelera e melhora o processo de tomada de decisão, baseando-a em evidências;
  • Facilita o acesso e o compartilhamento de informações que darão suporte à gestão;
  • Permite análise em tempo real;
  • Reduz o risco de problemas/perdas;
  • Entrega resultados corretos, no tempo certo, para a pessoa certa;
  • Identifica oportunidades de vendas cruzadas e de vendas diretas;
  • Possibilita respostas rápidas a qualquer consulta de negócios;
  • Obtém informações valiosas sobre o comportamento de seus clientes e do negócio.

Pronto(a) para começar a transformação data-driven de sua empresa?

A SMDATA ajuda e incentiva as empresas para que elas iniciem sua escalada analítica, ampliem e aumentem sua capacidade de análise de múltiplas visualizações. Tudo isso no menor tempo possível, dando maior poder analítico e tornando a empresa mais eficiente.

Conte com a SMDATA para superar os desafios de estruturação, qualidade, gestão e exploração analítica dos seus dados. Entre em contato com nosso time de especialistas data-driven para analisar seu negócio e identificar oportunidades para a transformação data-driven da sua empresa.

CERTIFICADO DE CREDIBILIDADE

A SMDATA POSSUI CERTIFICADO DUNS & BRADSTREET
O Certificado de Credibilidade da Cial Dun & Bradstreet é um título impresso que exibe a confiabilidade da sua empresa. O Certificado só é entregue a negócios que demonstraram ser autênticos e legítimos.