SMData agora é Everon

Data Transforme Business

Fale conosco!   WhatsApp: (11) 99604-8508    Fixo: (11) 2397-0310    [email protected]

     

  • Home >
  • Saia à frente no pós-crise com uma estratégia Data-Driven

Saia à frente no pós-crise com uma estratégia Data-Driven


É notório que empresas e líderes em seus segmentos são os que mais reconhecem a importância de dispor de dados confiáveis e que buscam gerenciar seu ativo com eficácia, para obter vantagem competitiva e, consequentemente, excelentes resultados financeiros.

Entretanto, muitas empresas não sabem como iniciar e realizar uma gestão de dados proativa, pois não dispõem de conhecimento suficiente e tecnologias apropriadas para enfrentar estes desafios. Assim, acabam tendo dificuldades em como fazer o uso adequado dos seus dados e colocar em prática a estratégia Data-Driven.

Mas, afinal, como se tornar uma empresa Data-Driven?

Levando em consideração a nossa experiência, recomendamos:

1 – Ponto de partida para qualquer estratégia orientada a dados é contar com o apoio de um líder, que identificará:

  • os principais desafios de negócios da empresa;
  • os dados que poderão ajudar a resolvê-los;
  • onde estão disponíveis os dados estratégicos na empresa;
  • se há necessidade de adquirir novos dados de algum parceiro.

2 – De posse dessas informações, defina um projeto que terá um impacto significativo na empresa e os indicadores que irão ajudar a medir o seu desempenho, como, por exemplo:

  • melhorar a satisfação do cliente;
  • reduzir Churn (cancelamento de clientes);
  • automatizar o processo de análise e insights de comportamento dos consumidores e vendas;
  • analisar as demandas por categorias, identificando as que têm mais protagonismo.

3- Utilize a metodologia MVP (Produto Mínimo Viável) para viabilizar o seu projeto e, rapidamente, apresentar os resultados.

4 – Implante uma metodologia de Gestão de Dados, estabelecendo políticas, papéis e responsabilidades.

5 – Garanta, assim, que as pessoas tenham as competências necessárias para executar o projeto e as ferramentas certas.

Conclusões

Levantados os dados e escolhido o projeto, defina os padrões de qualidade desejados, a infraestrutura e as tecnologias necessárias e que ajudarão a determinar como os dados serão coletados, onde serão armazenados, processados, analisados e transformados em insights.

No dia a dia, faça a gestão dos seus dados, procure desenvolver o seu projeto com o mínimo viável de Governança e Proteção de Dados. Planeje, monitore e engaje os demais participantes para que você possa garantir o sucesso e um processo organizado, seguro e evolutivo.

Lembre-se:

Frequentemente, coletamos dados pessoais e sensíveis sobre os clientes, sobre produtividade da empresa para resolver um desafio estratégico, impulsando o desempenho do negócio.

Qual é o seu desafio?

  1. Habilitar o cliente para contratar e comprar seus serviços ou produtos;
  2. Acompanhar as vendas e o relacionamento do cliente com a empresa e ter previsibilidade sobre os resultados;
  3. Analisar as demandas e as ofertas;
  4. Obter insights de como as pessoas se comportam;
  5. Entender o comportamento dos consumidores e transformá-lo em estratégias e vantagens competitivas. 
  6. Subsidiar as iniciativas de pesquisas, marketing e de outras áreas;
  7. Identificar novos clientes em futuras prospecções;
  8. Viabilizar o lançamento de novos serviços ou produtos;
  9. Evitar possíveis perdas financeiras;
  10. Interagir nos canais digitais;
  11. Garantir os níveis de serviço e atender às expectativas dos clientes.

Não perca tempo e a oportunidade de incrementar os seus resultados fazendo um melhor uso de seus dados. Comece hoje mesmo a identificar um desafio e a colocá-lo em prática.

Sabemos que implantar uma estratégia Data-Driven não é uma tarefa fácil, mas, com o parceiro certo, você terá um caminho seguro.

Meu nome é Arthur Guitarrari, sou Sócio-Diretor da SMDATA, empresa referência em Gestão de Dados e Inteligência Analítica. Vamos conversar? Entre em contato pelo e-mail [email protected], pelos telefones +55 11 99604-8508 / +55 11 2529-7596 ou acesse nosso site www.smdata.com.br

CERTIFICADO DE CREDIBILIDADE

A SMDATA POSSUI CERTIFICADO DUNS & BRADSTREET
O Certificado de Credibilidade da Cial Dun & Bradstreet é um título impresso que exibe a confiabilidade da sua empresa. O Certificado só é entregue a negócios que demonstraram ser autênticos e legítimos.